quinta-feira, 27 de novembro de 2008

NICOLINAS


O Pinheiro aproxima-se a uma velocidade estonteante. Enquanto escrevo estas palavras absorvo o rufar das caixas e dos bombos que se ouve ao longe, nos últimos dias de afinação dos instrumentos para que tudo esteja "o.k." no Dia D, 29/11. Sou ainda mais fã das Nicolinas do que da Geração Spectrum, ainda que aquelas só tenham lugar uma vez no ano e em data certa. Todavia, empolgo-me ao saber que está a chegar o dia de histórias memoráveis em que até os próprios protagonistas... se esquecem! Sim, não é fácil, nem estará ao alcance de qualquer mente brilhante, recordar-se da noite de 29 de Novembro, em Guimarães. Mas porque toquei acidentalmente neste assunto, há um episódio que poucos se esquecerão. É a excepção portanto, essa, que vem sempre confirmar a regra...

Isto posto, há 2 anos atrás, no meio do cortejo do Pinheiro, encontrei o meu amigo João Miguel no Largo do Toural mesmo em frente à Cervejaria Martins. Nesta data, o meu amigo João Miguel já estava emigrado em terras de Sua Majestade, Queen Elizabeth. Rejubilei com a sua aparição como seria de esperar. Primeiro porque é meu amigo e não o via há bastante tempo. Segundo porque pude constatar que ele tinha sobrevivido em terras onde se come peixe com batatas fritas, apesar de ele estar alguns 10 quilos mais seco. Por último, but not the least, porque o meu amigo João Miguel, sendo emigrante e vimaranense, não optou por visitar a sua terra mãe nas Festas Gualterianas, ao contrário do que o protótipo da espécie em causa faria prever. João Miguel, homem de bom tom, escolheu o Pinheiro. Nós, A Páginas Tantas, dizemos: "escolheste bem!".

Mas se a sua escolha não sofre qualquer tipo de contestação, a sua atitude quando me reencontrou requer outro tipo de análise. Como se disse, João Miguel encontrava-se emigrado em terras de Sua Majestade, Queen Elizabeth. E no dia 29 de Novembro de 2006, João Miguel encontrava-se, não emigrado, mas embriagado nas terras de Sua Majestade, D. Afonso I. Bastante embriagado. Podre de bêbado vá lá... Quando me viu, João Miguel soltou nada mais nada menos do que isto: "Rigga (Entoação que deu à minha alcunha - Rica - possuído por sensivelmente 13% de teor alcoolico)!!! Meu amigo, como tás?! Que queres que eu dou-te? Queres camarão? Eu dou-te camarão!!! Vou ali dentro (cervejaria Martins) e trago-te finos e camarão!!!". Estou convencido de que, naquele momento, conseguiria obter do meu amigo João Miguel tudo o que quisesse. Se lhe dissesse que queria o Palácio da Pena só para mim, estou em crer que o meu amigo João Miguel se metia no carro e me conduziria até ao cartório notarial de Sintra para celebrar a respectiva escritura pública. Ainda assim, porque não queria arruinar a vida de sucesso do meu amigo na Velha Albion e porque nem tão pouco tive hipótese de lhe pedir o que quer que fosse, não o impedi de se dirigir para o interior da cervejaria Martins com a ideia fixa de me inundar de cerveja e camarão. Só rezava para que o camarão viesse já descascado...

Contudo, os seus intentos foram literalmente barrados por 2 seguranças que estavam destacados para manter a ordem na entrada da cervejaria. Para seu azar, no momento em que João Miguel se apresentava a atravessar a porta, viu-se no meio de um "sururu" que entretanto ali se gerou. Resultado, crente de que o João Miguel era parte integrante daquele desaguisado, um dos seguranças "ofereceu" ao João Miguel aquele ESTALO SECO, DE MÃO ABERTA, VERGONHOSO E MONUMENTAL, que o fez recuar do interior da cervejaria. Digamos que o João Miguel fez ricochete portanto...

Consequentemente, o João Miguel ausentou-se da minha beira e regressou numa fracção de escassos segundos. Reapareceu SORRIDENTE (!!!) e disse: "Hey, acabei de levar um estaladão! (risos, risos, risos e risos, e por aí além)". Os finos e o camarão? Esses nem vê-los...

Concluindo, numa parceria inédita com o Centro de Sondagens da Universidade Católica, o A Páginas Tantas lançou o inquérito apresentado na parte superior direita deste blog, questionando os interessados a responder se o João Miguel irá comer novamente um estaladão dos seguranças da cervejaria Martins. É oferecida uma vasta gama de respostas capazes de abarcar a quase totalidade das situações que poderão ocorrer. A identidade dos inquiridos não será revelada. Por fim, este blog entende que votar é um direito, bem como um dever cívico. Pelo que se apela ao leitor que vote, que se abstenha de ser abstenção.

Vamos a votos!

5 comentários:

Anónimo disse...

E eu assisti a tudo!!!! Quase que levava por tabela kakakakakaka

Carolina Fontes disse...

Eu estava à procura de uma baqueta por essa altura!

Anónimo disse...

Oh pa eu adorava ter visto essa cena!!! Que mega borracheira que ele tava... resta saber se caso ele entrasse se trazia o verdadeiro camarão, ou então o camarão do povo, isto é, os verdadeiros tremoços!
E já votei caro Pinto Da Silva!
Já agora, será que estou a ver mal, ou o Daniel San aparece a foto deste post sem oculos bem lá no cantinh direito? Agora parece-me é mt sobrio o que me leva a desconfiar que devo estar a ver mal!
heheheheheh!

Anónimo disse...

Bem, que dizer desta sondagem depois da magnifica e meteórica exibição de sabado À noite...

Anónimo disse...

Se calhar levei um estaladao porque no pinheiro comem-se rojoes e nao camaroes.E se foi por isso se calhar o estalo ate nao foi mal pensado.
Peco a todos desculpa se incomodei alguem nesta edicao 2008/09 da noite do pinheiro.
Actualmente nao tenho por habito beber ainda por cima a ser completamente levado por uma cambada de borrachoes aplicados.
Sim voces sabem do que eu estou a falar....vinho do porto, taxi , choradeira, neca , norte ...CASA!!!
Tive um pinheiro de merda e ainda bem que no meio de tanta digressao vertiginosa ainda tive ,amigos e, o discernimento de lhes dizer "Levem-me para casa".E assim foi...Obrigado!